quinta-feira, 26 de maio de 2011

Qual o livro mais antigo do mundo?

Segundo estimativas em várias fontes consultadas por mim, a ordem cronológica seria a seguinte:

Séc. XX a.C - Epopeia de Gilgamesh (Mesopotâmia, atual Iraque). Poema épico escrito em tábuas de argila, em língua acádia. Conta a trajetória de um rei sumério que governa após o Grande Dilúvio. Sendo ele um semi-deus, busca a vida eterna que lhe fora negada.

Séc. XVI a.C. O Livro dos Mortos (Egito). Uma coletânea de orações e hinos. Foi escrito em rolos de papiro. Em egípcio antigo chamava-se “Livro de Sair Para a Luz”.

Séc. XV a.C - Vedas (Índia). Coletânea de hinos, cantos e mantras. Foi escrito em sânscrito, portanto, é o livro mais antigo em língua indo-europeia.

Séc. XII a.C. - Enuma Elish, A Epopeia da Criação (Babilônia). Poema épico que conta sobre a criação do mundo e explica a origem do poder real.

Séc. XII a.C. - I Ching (China) - O livro das adivinhações ou o livro das mutações.

O Livro de Jó (o mais antigo livro do judaísmo). Não há precisão sobre a época que foi escrito. Pode ser da época de Moisés ou da época de Salomão, portanto, seria menos antigo do que os Vedas e mais antigo do que o Bhagavad Gita.

Sem época exata, escritos provavelmente depois de XII a.C e antes de V a.C:
O Mahabharata (Índia) – coletânea de livros hindus.
Os Upanixades (Índia)  comentários filosóficos sobre os Vedas.

Séc. VIII a.C - a Ilíada e a Odisseia, poemas épicos de Homero. Ainda no mesmo século, a Teogonia de Hesíodo. Os três livros foram escritos na Grécia antiga. Os assuntos são, respectivamente: A guerra de Tróia (Ilion, em grego), a viagem de Ulisses (Odisseu, em grego) e a origem dos deuses (Teo, em grego).

Séc. IV a.C. - Bhagavad Gita (Índia). “O Canto do Senhor” diálogos filosóficos durante uma batalha espiritual, na qual o homem recebe a iluminação. Este livro foi incluído posteriormente no Mahabharata, mas pode ser ainda mais antigo do que pensam os historiadores.



Revisão (2023)

Todos esses textos citados acima são de caráter religioso. 

A Epopeia de Gilgamesh foi registrada em tábuas de argila, o Livro dos Mortos foi encontrado em rolos de papiro... Esses materiais podem ser considerados livros. 

Mas se em vez de "livro mais antigo" eu quisesse saber qual é o "texto mais antigo"...

Nesse caso, os Textos da Pirâmide de Unas (Egito, séc. XXIV a.C), gravados nas paredes internas, na sala do sarcófago, são os escritos religiosos mais antigos já encontrados. Ao menos trezentos anos mais antigos que a Epopeia de Gilgamesh.

E mais tarde, esses textos serviram de fonte para compor o Livro dos Mortos.

Curiosidade: nessas paredes na pirâmide de Unas, em Sakkara, há desenhos secretos feitos em relevo que aparecem somente com uma luz diagonal, rente à parede. 

22 comentários:

  1. Questionar qual ou quais foram os livros mais antigos do mundo é relativo,porque pensa-se a primei- ra vista que se dá a entender que se trata de li-
    vros 'impressos'em papel e tinta.
    Mas,portanto,como foi especificado,trata-se também de registros em materiais rudimentares,como a argila.
    Há,também,o'papiro'e os'pergaminhos'que...aliás,oquê é e qual é a diferença mesmo??
    E,quem sabe,será que não se salvou algum exemplar
    intacto de alguma obra escrita rara do incêndio que
    destruiu a famosa "BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA",por e-xemplo!??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferença entre Papiro e Pergaminho
      A invenção do papiro é creditada aos egípcios, ele coexistiu com os pergaminhos.

      Por volta do terceiro milênio a.C. no Egito usavam uma planta aquática chamada cyperus papyrus, ela tinha um caule em quer era possível escrever e desenhar.

      Para isso, era preciso cortá-la em várias tiras, que eram coladas umas nas outras, polidas e postas para secar. Após a secagem saía o papiro. Eram usadas várias folhas seqüenciadas para obras maiores, podendo ser considerada ancestral dos livros de hoje.
      O pergaminho era usado pelos gregos, ele era feito de pele de carneiros e ovelhas, tratadas com cal e esticadas. Acredita-se que tenha surgido por volta do século 2 a.C. na cidade de Pérgamo (atualmente Bergama, na Turquia). Assim com o papiro, ele não era barato nem rápido de ser produzido, mas tinha a vantagem de ser “mais sólido e mais flexível que o papiro e de permitir que o raspasse e o apagasse”.

      Excluir
  2. Faltou as "Instruções a Shuruppak", aproximadamente séc XXX AEC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o estudo não teve o objetivo designar o livro apenas os que conhecemos em registros, sejam em pedras ou outros materiais existentes, mas sim, como escritos de um povo, ou conteúdo. Sendo assim, creio ser válido o termo "livros mais antigos," levando em conta o contexto dos mesmos. Enfim, interesante postagem!

      Excluir
  3. Tem razão. Primeiro deve-se conceituar o que se chama livro. Como o conhecemos, após o registros humanos em pedras, argila, papiro (casca de árvore) pergaminho (couro bovino)os registros feitos em pergaminho (inventado em Pérgamo, Ásia Menor) foi aperfeiçoado para os registros serem feitos em páginas que podiam ser costuradas, adquirindo assim, o formato e utilidade que o livro tem hoje, como a portabilidade, por exemplo. Estou fazendo esta pesquisa e há muita controvérsia sobre isso. Abraço, Suzana

    ResponderExcluir
  4. Suzi,
    Sua observação é perspicaz, entretanto, deixe-me esclarecer meu ponto de vista.
    Quando digo "livro" não me refiro ao papel encadernado ou ao material usado ou ao processo para registrar um texto. Refiro-me a "livro" como sendo o "texto em si", isto é, o conteúdo, não o processo de registro nem a matéria onde se encontra o texto.
    Não seriam as tábuas dos 10 mandamentos os primeiros livros da lei de Moisés? E mesmo tendo sido destruídas antes que qualquer pessoa tivesse as visto, ainda assim o registro da lei chegou aos nossos dias, portanto, o livro vai além da sua forma e matéria.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esses registros de fato nos dão á ideia de quais livros ou conteúdo são mais antigos...

    ResponderExcluir
  6. Senti falta das máximas de Ptah Hotep, que datam de cerca de 2414-2375 a.C.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, apesar de serem escritos e não necessariamente livros são de grande relevância para pesquisa, só acrescentaria aí os livros de Enoche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que o conceito de "livro" não se refere à forma ou material usado. Um livro pode ser de argila, pedra, papiro, pergaminho, papel, pdf etc.

      Excluir
  8. HUAN QI NEI KING - Princípios de medicina interna do Imperador Amarelo, aproximadamente Séc. XXVI a.C. É o primeiro livro de acupuntura e relata uma conversa entre o Imperador e o Mestre Taoísta da corte sobre acupuntura. Ele foi escrito em cascos de tartaruga. No livro são citados ensinamentos deixados nas placas de jade, sobre este eu não tenho muitas informações.

    ResponderExcluir
  9. Maravilha! Muito importante o diálogo, a controvérsia... pois tudo isso nos leva a pensar, a refletir, a pesquisar e encontrar novos caminhos e, consequentemente, obter novas informações e conhecimento. Boa tarde!

    ResponderExcluir
  10. Eu pesquisei em outro site e deu como resultado o livro I Ching, O Livro Das Mutações

    ResponderExcluir
  11. Achei interessante, eu pensava ser a biblia cresci aprendendo que a biblia seria o mais antigo, nesse artigo entendi, ate mesmo com os cometarios, que nao ha exatidão de qual livro ser o mais antigo, parabéns Renan.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o conteúdo. O Torá não entra nessa lista ?

    ResponderExcluir
  13. Eu achava que era a bíblia mais agora eu entendi que tem mais coisas

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Estou pesquisando sobre os livros mais antigos, também entendo que independente da forma pela qual foi produzido, trata-se de um livro. Amei encontrar esse blog, parabéns

    ResponderExcluir