terça-feira, 25 de agosto de 2015

Letras: descrição do curso e disciplinas

Áreas da Linguística

Sociolinguística = ciência multidisciplinar que explica as diferentes formas de falar, contemplando a língua viva e denunciando o estigma que alguns dialetos sofrem por razões socioculturais, políticas e econômicas.

Análise do Discurso = investigação crítica das ideologias e intenções ocultas em qualquer texto, oral ou escrito.

Semiótica = ciência de todos os signos linguísticos (verbais e não-verbais) e análise de seus códigos e possíveis significados.

Pragmática = estudo das condições para haver comunicação e dos usos da língua no cotidiano.

Estilística = estudo das figuras de linguagem e do conceito de estilo, aplicando-o à análise de casos.

Semântica = estudo da construção de significados: denotativo, conotativo, pejorativo, entre outras coisas.

Linguística Textual = análise de gênero textual, estrutura e linguagem.

Linguística Histórica = exame sobre a transformação da língua ao longo do tempo: vocabulário, sintaxe, escrita etc.

Filologia = ciência que envolve práticas da Literatura Comparada e da Linguística Histórica, vislumbrando aspectos socioculturais e linguísticos entre textos e sociedades diferentes.

Teoria da Tradução = filosofia da interpretação e adaptação de textos para uma mesma língua (intralingual), outra língua (interlingual) ou outro sistema de signos (intersemiótica).


Gêneros literários

Lírico (poético) = textos recitados ou cantados.

Poesia visual = poesia concreta e poesia visual. 

Narrativo = mito, lenda, epopeia, saga, gesta, novela, romance, conto, crônica, fábula, charge, romance visual (HQ), entre outros.

Texto teatral = elementos textuais e extratextuais da dramaturgia.

Roteiro de produção audiovisual = elementos textuais e extratextuais de produções cinematográficas e televisivas.


Épocas e estilos:
Medieval, humanista, classicista-renascentista, barroco, neoclássico, romântico, gótico, realista, simbolista, parnasiano, modernista, surrealista, concretista, visual, marginal, contemporâneo/pós-moderno, infanto-juvenil.


Teoria Literária

Teorias do texto = determina a melhor forma de compreender e analisar um texto com base em teorias como do Estruturalismo, Formalismo Russo, New Criticism, Fenomenologia, Escola de Frankfurt etc.

Retórica = estuda a arte de argumentar e suas aplicações em um texto, bem como as figuras de construção de um texto poético.

Literatura, Política e Sociedade = averigua as relações sociológicas e dialéticas entre textos, ideias e pessoas; considerando no contexto histórico o impacto de textos e ideias sobre pessoas e vice-versa.

Mitologia e Narratologia = estuda o ciclo de temas e personagens recorrentes na literatura desde os primórdios da humanidade, desvendando os significados de textos herméticos, seus símbolos e arquétipos; com a ajuda de teorias antropológicas e psicológicas.

Literatura e Psicanálise = investiga as relações entre consciente, inconsciente e produção textual.


Gramática

Fonética = estudo dos sons produzidos pelo aparelho fonador humano.

Fonologia = estudo dos sons próprios de uma língua.

Sintaxe = estudo das estruturas de frases, orações e períodos e da função desempenhada por cada termo de uma sentença. É a anatomia de uma língua.

Morfologia = estudo da formação de palavras: radical, sufixo, prefixo, flexão, neologismo etc.


Disciplinas de Licenciatura

Didática, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação etc.



A duração do curso é de 4 anos.

Atuação profissional: professor, tradutor, intérprete, revisor de texto, redator, editor, pesquisador, escritor, palestrante, consultor de empresas, autor de material didático, autor literário, dramaturgo, colunista, crítico literário.

* Língua estrangeira costuma ser ofertada em algumas faculdades.






No livro/filme "O código Da Vinci" o professor Robert Langdon é um especialista em desvendar símbolos de sociedades secretas.











A interpretação de sonhos e análise de símbolos do inconsciente são temas da Psicanálise (S. Freud) e da Psicologia Analítica (Carl G. Jung).













O professor, tradutor e linguísta Marcos Bagno, autor de "Preconceito linguístico" prova que "Nada na língua é por acaso" nesta obra que trata dos diferentes falares do povo brasileiro.











Técnicas de argumentação e a criação de redações críticas são os temas destas duas obras.









 
Matéria publicada em VAGAS.COM.BR, 16 de abril de 2015, sobre a alta do mercado de trabalho para profissionais de Letras e suas diversas áreas de atuação:
http://www.vagas.com.br/profissoes/carreiras/letras/letras-mercado-de-trabalho-impulsionado/

Um comentário: