quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Dante: poesia italiana, depois a língua e a Itália unificada



ANTECEDENTES – LITERATURA EM LÍNGUA LATINA
Na antiguidade, o Império Romano, com capital na cidade de Roma destacou-se na produção da poesia épica e lírica, sátiras, filosofia (epicurista e estóica) e textos sobre oratória e direito. Com a expansão da língua latina surgiram, mais tarde, as línguas neolatinas tais como o português, espanhol (castelhano), francês, italiano, galego, romeno etc. Na Idade Média, a Igreja Católica, com sede no Vaticano, destacou-se na produção de textos litúrgicos. Até então, a escrita estava reduzida apenas ao latim.
 
FORMAÇÃO DA LÍNGUA E DE UMA LITERATURA ITALIANA
A primeira promoção da literatura em língua italiana se deu do século XIII ao século XVI. Após isso há um declínio com a dominação estrangeira, o que mais tarde influenciaria produções literárias em prol dos movimentos de unificação (Ressurgimento da Itália). 
 
SÉCULO XIX -  O NACIONALISMO ROMÂNTICO
O acróstico “Viva Verdi” torna-se lema do movimento de unificação. “Viva Vittorio Emanuele Re DItalia” (Viva Vitório Emanuel Rei da Itália). Nasce a Itália unificada. Giuseppe Verdi foi um importante compositor de óperas líricas naquele período. O duplo sentido é óbvio: o compositor de obras imortais simboliza o sentimento nacionalista, o orgulho de uma cultura em ascensão.

 
Túnel do tempo...


MAS FOI EM FLORENÇA, REGIÃO DA TOSCANA, ONDE COMEÇOU....
Século XIII: Alguns poetas começam a escrever em dialeto toscano (não mais em latim). Daí surgiria o que hoje se reconhece como língua italiana. Dante Alighieri estava entre esses poetas. Eles eram influenciados, mas também rejeitavam o estilo provençal e medieval de se fazer poesia. Séculos mais tarde, esses poetas foram agrupados num novo e doce estilo: dolce still nuovo.
 
 
O RENASCIMENTO TOSCANO CONTAGIA A EUROPA
 
Giglio di Firenze: Lírio de Florença (flor de lis)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As cidades de Gênova e Veneza controlam o comércio de produtos orientais feito pelo mar Mediterrâneo. Portugal, sem outra opção, se lança ao Atlântico para os Descobrimentos marítimos. 
 
Nas ciências viu-se o desenvolvimento da medicina, astronomia, alquimia, matemática etc sob a influência moura (oriental e africana). Exemplo: com base em observações astronômicas de Galileu Galilei, o modelo geocêntrico do universo seria suplantado pelo modelo heliocêntrico.

Mas tudo isso floresceu primeiro a partir de Florença, na Toscana, berço do Renascimento.

INSPIRADO POR UMA MUSA, O AMOR FOI SEU MOTOR
Vita Nuova – Obra na qual Dante descreve sua primeira visão de Beatrice, dali por diante e para sempre, sua musa inspiradora. A paixão à primeira vista e morte de sua musa o levaram a criar uma literatura doce e inovadora, carregada de simbolismo numérico, combinando prosa e verso, legando um manual de poesia a gerações futuras.
 
COMMEDIA - batizada posteriormente como "Divina Commedia" por Boccaccio.
Magnum opus (i.e: obra-prima) de Dante Alighieri, composta de 3 livros, com 33 cantos cada. As estrofes são tercetos (3 versos por estrofe). Os três livros: Inferno, Purgatório e Paraíso são divididos em 9 (3 vezes 3) círculos cada, formando no total 27 (3 vezes 3 vezes 3) níveis. O esquema de rima é a terza rima.
 
Inferno – Caronte, o Limbo, punições condizentes com o pecado.
Purgatório – Castigos contrários ao pecado.
Céu – Guiado por Beatrice, recebe Purificação e visão. 
 
Obs: A descrição do Limbo é uma das mais simbólicas na obra. Lá estão todos os sábios da antiguidade que, apesar de terem vivido vida virtuosa, não conheceram a Cristo. No palácio há sete colunas de sustentação. São as sete virtudes que se opõem aos sete pecados capitais. E sete portas representando as sete artes liberais que compunham o currículo na época de Dante: lógica (ou dialética), gramática, retórica, aritmética, música, geometria e astronomia. O ribeiro a correr representa a eloquência. O cavaleiro que desce ao limbo e liberta aquelas almas é Jesus.
 
No Inferno e Purgatório, Dante é guiado por Virgílio (poeta latino de estilo épico e lírico).
 
De Dante Alighieri até Maquiavel e daí em diante até a unificação italiana (Risorgimento) passaram-se séculos. Mas em última e modesta análise, foi a literatura que conduziu o povo ao sentimento de nação, à unificação em prol de uma língua e um passado cultural em comum, até a unificação e nascimento da Itália.
 
Mas, depois da última posso contar uma coisa infinita... Aquele conceito inexplicável, incontável, imortal e ininteligível à razão... Assim sendo, numa análise ideal, foi o Amor de Dante por Beatrice que unificou a Itália. Afinal, o que seria do poeta sem sua musa inspiradora?



Para ver mais sobre Literatura Italiana, fiz uma postagem em 2011 abordando a influência dos italianos sobre Shakespeare. A fonte de pesquisa foi o livro
Romeu e Julieta e Outros Contos Renascentistas Italianos. Segue o link:
http://interludico.blogspot.com.br/2011/07/fontes-das-pecas-de-shakespeare.html

Um comentário:

  1. A unificação italiana também teve uma outra história de amor muito famosa: Anita e Garibaldi.

    ResponderExcluir