segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Estilística e Estilo


Cada sujeito tem características que o torna único, seja na forma de se comunicar, comportar-se ou vestir-se. Popularmente, chamamos de estilo a esses aspectos singulares que transformam esse sujeito em um indivíduo destacado dos outros sujeitos sociais.

Porém, quando o assunto é a linguagem, adentramos no campo da Estilística, o ramo de estudos linguísticos que, como o próprio nome entrega, trata de entender o estilo de linguagem, suas peculiaridades, recursos e finalidade.

Dos ramos da Estilística podemos destacar a Estilística da Língua, que estuda a expressão diferenciada ou marcante na fala e escrita; e a Estilística Literária, que estuda os estilos de época, corrente literária, figuras de linguagem, autor e obra.

A Estilística verifica processos expressivos de natureza fonológica, morfológica, sintática e semântica que conferem singularidade ao texto. Assim, temos que considerar uma fonoestilística, que trata dos valores expressivos de natureza sonora; uma morfoestilística, que estuda a construção de palavras; uma estilística sintática, que analisa a construção de enunciados e uma estilística semântica, que examina os significados expressos nos enunciados.


Jales Amaral¹


A Estilística também pode analisar o estilo de um autor e de uma obra. Cada escrita contém marcas específicas que o autor imprime sem perceber, isto significa que a sua forma natural de se expressar pode conter traços que para ele talvez sejam imperceptíveis, mas que para o olhar aguçado de um especialista esses “traços” são claramente identificáveis como marcas de estilo. Há também aqueles autores geniais que conseguem imprimir propositalmente um estilo em um texto, calculando cada palavra para gerar aquela impressão específica no enunciado. Por exemplo, pode-se citar aqui o poeta Fernando Pessoa, seu ortônimo e heterônimos. Ao ler um de seus poemas, pode-se identificar qual de seus heterônimos o escreveu, sem que para isso necessite ver o nome do autor, mas baseando-se apenas no estilo de sua escrita.

A partir do estudo da Estilística o especialista pode chegar a várias respostas sobre questões literárias e linguísticas, o que auxiliam no aperfeiçoamento e enriquecimento dos estudos sobre língua e linguagens.


Érilly Maria Ferraz²

_________________________________________________________________________________

¹ e ² Estudantes de Letras Português-Inglês (faculdade Multivix, unidade Serra-ES).


Trechos de trabalhos apresentados à disciplina de Estilística, 2015/2.
Orientação e revisão: prof. Renan.

Um comentário: