terça-feira, 5 de abril de 2016

Rock underground (no mainstream)

Três bandas de rock alternativo que se popularizaram por serem antipop.

Joy Division (Manchester, Inglaterra: 1976 – 1980).
Gêneros: pós-punk, rock alternativo.
Surgiu como uma banda punk, inicialmente batizada Warsaw, mas assim que desacelerou o ritmo da bateria, assumiu a “morte” do punk e fez nascer o pós-punk, uma tendência que influenciaria fortemente o som das bandas de rock da década de 1980 em todo o mundo. As harmonias e letras eram um pouco mais sofisticadas que da moda punk, mas ainda assim era um som muito cru. Inovaram com o uso de teclados e sintetizadores. Lançaram apenas dois álbuns, Unknown Pleasures (1979) e Closer (1980), alguns singles e coletâneas póstumas. Além desses discos, gravaram uma demo de punk-rock ainda sob o nome de Warsaw. Tanto pelo som quanto pelas letras, o Joy Division é uma banda melancólica, fato explicado pelas tragédias do vocalista Ian Curtis: a epilepsia e os terríveis efeitos colaterais que os medicamentos causavam, além de problemas conjugais. O filme “Control” (Preto e Branco, 2007) detalha com excelência o drama cinematográfico de todas as tristezas na vida desse vocalista e compositor. Quando a banda acabou em 1980, devido à morte de Curtis, os integrantes remanescentes fundaram o New Order. Então, outra moda surgiu: o synthpop, som construído a partir de sintetizadores, e o new wave, som dançante que marcou aquela década.

The Smiths (Manchester, Inglaterra: 1982 – 1987)
Gêneros: pós-punk, rock alternativo, indie rock (rock independente), jangle pop.
The Smiths são ainda hoje a banda mais associada ao gosto do roqueiro intimista, desajeitado e tímido, aquele tipo de pessoa que não vê lugar para si na sociedade, mas que sobrevive à margem, sendo ela mesma, aceitando seu desajuste social. Estereótipo ou não, as letras da banda não deixam dúvida sobre esse aspecto. Já na música, se diferenciaram muito de seus contemporâneos. O jangle pop era o som característico de bandas dos anos 60 como The Byrds, influenciadas por algumas canções dos Beatles como “A Hard Day’s Night”, “What You’re Doing” e “Ticket to Ride”. A marca desse tipo de harmonia é a guitarra dedilhada, valorizando os arpejos que não só acompanham, mas também complementam a melodia cantada. Essa foi uma das contribuições de Johnny Marr, guitarrista e compositor, ao som dos anos 80. Já o seu parceiro de composição renderia aqui um capítulo à parte. Morrissey, vocalista e letrista, é vegetariano. Nas suas apresentações em carreira solo, os locais de seus shows adaptam-se à sua exigência de não vender carne. Na época dos Smiths, proibia seus colegas de banda de serem fotografados comendo carne. Além disso, ele é muito avesso às instituições em geral. Diz o que lhe vem à cabeça. Fala mal da política e de tudo que lhe incomoda, cita nomes e não poupa nas críticas. Esta coleção de “excentricidades” típicas de um ser sensível lhe rendeu uma má fama entre as gravadoras. Mas tirando o lado “rebelde” do poeta, ele é muito meigo no trato com os fãs e com os animais. Certa vez, usou um aparelho auditivo num show em gesto de solidariedade a um fã surdo que se sentia excluído pelos colegas de escola. Morrissey é um ser ambíguo, conhecido e reconhecido tanto pela proximidade com os fãs, quanto pela sua língua solta e irrefreável, além de outras coisas que aos olhos da mídia (mainstream) são antipopulares, como sua assumida postura celibatária na época dos Smiths, contrariando o estereótipo do roqueiro libertino, e consequentemente, não rendendo holofotes (lucros) aos paparazzi que procuram sempre expor a intimidade dos artistas.

Nirvana (Seattle, EUA: 1987 –1994)
Gêneros: grunge, rock de garagem, rock alternativo.
Das três bandas citadas aqui, o Nirvana é a mais conhecida. Mesmo preferindo tocar em locais pequenos, acabou cedendo ao gosto da gravadora para tocar em grandes eventos, como o Hollywood Rock no Brasil. Na ocasião, Kurt Cobain não economizou no sarcasmo durante o evento patrocinado por uma marca de cigarro. Mesmo sendo fumante e recebendo seu cachê daquele patrocinador, ele expôs sua “rebeldia”, ainda que a contragosto dos fãs que berravam “Canta Smells Like Teen Spirit”. Mas no rock, o que atrai não é ser desajustado e rebelde? Então, por mais que o vocalista exprimisse sua revolta, tudo o que ele criticava acabava virando manchete. E isto, sua alma punk, contrária ao mainstream, somada à sua depressão crônica, não pôde suportar! O som do Nirvana é, logo, justificadamente agressivo, beirando ao caos e incitando à liberdade criativa nas várias bandas que viriam a surgir sob essa influência. Mas ao analisar com mais atenção, as melodias são tão excitantes quanto as do Led Zeppelin, Aerosmith e Beatles (influências que Kurt Cobain nunca negou). Essa linha melódica fica ainda mais evidente ao assistir ao “Acústico MTV em New York”, onde a banda apresenta um memorável show, talvez o melhor do gênero "Acústico MTV".

Para ler mais sobre crítica musical, veja os “marcadores” e clique naquele de seu interesse.

Para ler mais sobre The Smiths ou Nirvana, clique nestes links.


Veja também a enquete deste mês no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário